Manoel Procópio de Moura
Nasceu no dia 17 de junho de 1903, em Villa bella (hoje município de Serra Talhada) no estado da Pernambuco, sendo filho de José Procópio de Moura e de Anna Olympio de Moura.
Saiu de “Villa Bella” no dia 25 de Outubro de 1911 e chegando à “Villa de Lajes” no dia 09 de Novembro do mesmo ano, com apenas oito anos de idade.
Casou-se com Lídia Pereira de Moura, no município de Lajes/RN, no dia 10 de Dezembro de 1933, de cuja união teve quatro filhos de nomes:
Ana Lélia Procópio Bandeira (casada com o Desembargador Valtercio Bandeira de Melo), Kerubino Procópio Lélio de Moura, Jairo Procópio de Moura e Manoel Procópio de Moura Junior.
Faleceu em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, no dia 10 de Abril de 1972.
Exerceu em Lajes/RN de 1931 a 1937, as funções de Escrivão e Tabelião, em substituição ao seu pai, Tabelião José Procópio de Moura.
Em 1938 foi removido e assumiu o 1º Cartório Judiciário de Natal (hoje 1º oficio de notas), ficando no exercício do cargo até o dia 31 de Dezembro de 1959, quando foi aposentado por ato do então governador Dinarte de Medeiros Mariz, datado de 29 de Dezembro de 1959 e publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 31 de Dezembro de 1959, tendo assumido em seu lugar, por concurso, o seu filho Jairo Procópio de Moura, o qual foi nomeado também por ato do Governador Dinarte de Medeiros Mariz, publicado na mesma edição do dia 31 de Dezembro de 1959, e continua no exercício da atividade notarial até dia atuais.
Manoel Procópio de Moura exerceu, também, no município de Lajes/RN, liderança política juntamente, entre muitos outros, com o seu cunhado Francisco de Oliveira Cabral, Alzira Soriano, Pereira Primo, Mário Tomaz, Ramiro Pereira e Ulisses Barbalho.
Candidatou-se por suas vezes a Deputado Estadual, ficando em uma suplência. Convocado, assumiu a Cadeira de Deputado Estadual, no período entre os anos de 1958 a 1962, oportunidade em que apresentou vários projetos em prol do Rio grande do Norte e, em especial, a cidade de Lajes e toda a região central do Estado.
Figurou como sócio Fundador da União Caixeiral de Lajes em 15 de Novembro de 1924. A Câmara Municipal de Lajes aprovou e o prefeito de então, Mário Cavalcante de Lima, sancionou a Lei Nº 217 de 20 de Abril de 1972 determinando a Quadra de Esportiva existente na Praça Manoel Januario Cabral, de “Manoel Procópio de Moura”, em reconhecimento aos relevantes serviços por ele prestados a Lajes.
Eram seus irmãos:
José Procópio Filho, Maria Procópio Antunes (foi casada com Honório Antunes de Souza), Olimpio Procópio de Moura, Francisco Procópio de Moura Netto, Aureliano Procópio de Moura Sobrinho, Iraci Procópio de Moura, Iraci Procópio Cabral (viúva de Francisco de Oliveira Cabral) e Maria Ilsa Procópio de Araújo (foi casada com José Evaristo de Araújo).
A viúva de Manoel Procópio de Moura, Dona Lídia Pereira de Moura, nasceu em Lajes no dia 07 de Setembro de 1914, completou neste ano de 2010, 96 anos de idade.
FONTE:. SITE DO ROBSON CABUGI - robsoncabugi.com
Meu avô Manoel Procópio de Moura, meu Pai Jairo Procópio, meus tios Kerubino e Procópio Jr. minha tia Lélia tão amada e minha avó maravilhosa Lídia Pereira de Moura.
ResponderExcluir